Encontro Nacional 15-16 Março 2025
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, inaugurou o Encontro Nacional de Imprensa Local e Regional, Impressa e Digital, com o seu discurso
Decorreu, nos dias 15 e 16 de março, no Centro de Juventude de Braga, o Encontro Nacional de Imprensa Local e Regional, Impressa e Digital, que debateu temas como ‘A contribuição para a construção do Portugal democrático’ e ‘A revitalização e sustentabilidade’. Estiveram presentes cerca de 200 representantes da imprensa local e regional, vindos de todos os distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores.
O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi o responsável pelo discurso inaugural do evento, onde destacou o papel e importância da imprensa local e regional, não apenas para os residentes nacionais, mas para a diáspora portuguesa. O presidente salientou ainda o trabalho desempenhado pela atual Governo no âmbito da comunicação social e saudou a ANIR - Associação Nacional de Imprensa Regional pela organização do evento.
Fique com as principais ideias que partilhou na sua intervenção:
«Os órgãos de comunicação social nacionais nem sempre olham para aquilo que são as realidades e as dinâmicas dos territórios, nem sempre valorizam as notícias positivas que por todo o país vão existindo. Estou a falar, obviamente, de uma forma transversal a todas as áreas da nossa sociedade. Também, por isso, a presença e a atividade da imprensa local e dos órgãos de comunicação social locais e regionais é fundamental para fazer chegar essa informação, desde logo aos próprios residentes e a vários outros potenciais interessados.»
«Entre os potenciais interessados, destacaria uma dimensão muito importante: a da nossa diáspora, seja ela aquela que está fora dos concelhos de origem no território nacional, quer aqueles que hoje estão fora do nosso país e que têm, através destes órgãos de comunicação social, o único ponto de ligação com os seus territórios. Isso é muito importante, também para dar a conhecer e para promover o intercâmbio entre as várias realidades e os vários territórios.»
«É com muito gosto que a cidade de Braga acolhe este encontro, uma cidade que, além de todas as outras dinâmicas - demográfica, económica, social, cultural - tem também uma dinâmica, diria, exemplar, ao nível das instituições ligadas à imprensa local e regional.»
«Aqui [Braga] não temos um deserto informativo, teremos, porventura, até um oásis, porque temos dois jornais diários com décadas ou até com mais de um século de história, temos rádios locais, temos órgãos digitais. Portanto, temos uma presença informativa enorme, que é também sinónimo desta realidade muito dinâmica do nosso território e isso é, diria, uma enormíssima mais-valia.»
«Hoje, com a modernização tecnológica e com a presença cada vez mais digital dos órgãos, o trabalho fica muito mais facilitado, mas, isso é também algo que tem de ser alvo de uma capacitação, de um investimento. Não [se trata apenas de] criar uma mera página para disseminar conteúdos, estamos a falar em criar projetos estruturados que possam corresponder, do ponto de vista da qualidade, da fiabilidade da informação, da responsabilidade perante os seus potenciais visitantes, às expectativas. Julgo que esse foi um dos desafios que este Governo, em particular, procurou abraçar. Queria cumprimentar, na pessoa do Sr. Secretário de Estado, também o Ministro que assumiu esse mesmo compromisso de dotar estes órgãos de outras condições para desenvolverem o seu trabalho.»
«Recentemente, as possibilidades que foram dadas do ponto de vista do financiamento, através de fundos comunitários para diversos projetos que têm vindo a ser desenvolvidos, foi uma enorme mais-valia e, nesse contexto, julgo que tudo teremos que continuar a fazer, todos aqueles que intervimos no espaço público, para que estes órgãos tenham uma presença cada vez mais forte e cada vez mais representativa de todos os territórios.»
«Estes encontros servirão, seguramente, para disseminar as preocupações, os anseios, os projetos [que a imprensa local e regional] pretende realizar e, sobretudo, para partilharem experiências e fazer com que o vosso trabalho seja cada vez mais capaz. É isso que espero que tenham como resultado deste encontro na cidade de Braga e, seguramente, também que aproveitem para desfrutar da melhor cidade do mundo.»