A ANIR, é a única associação de imprensa que reúne, exclusivamente, a Imprensa Regional portuguesa. Foi fundada por jornais de entre os mais representativos e prestigiados, de várias Regiões do país, do Minho ao Algarve, que sentiram a necessidade de uma organização que pugne por soluções que contribuam para a sua manutenção e crescimento.
A Imprensa Regional de Portugal tem bases numa grande e prestigiada tradição, com muitos órgãos centenários e com décadas de publicação interrupta, com novos órgãos, também digitais, que vão surgindo em resposta às necessidades regionais e locais. Serve os cidadãos de áreas geográficas específicas, que usualmente tem em interesses, vivendas e, ou Administração Pública comuns. Comunidades que tem, unicamente através dos seus jornais regionais e locais, o conhecimento e o esclarecimento, em confronto de opiniões, do que de importante se passa à sua volta e a oportunidade de participarem nas questões que de facto lhes interessam.
Órgãos de comunicação social que representam um Serviço de Interesse Público de proximidade, insubstituível, contribuem para a Cidadania e participação ativa dos cidadãos na vida dos seus Concelhos e Regiões, para a transparência dos atos da Administração Pública e de todos os que devem ser do conhecimento dos cidadãos. Os jornais regionais são o local onde se encontram diferentes formas de ver o desenvolvimento local, permitindo o debate público e o esclarecimento de questões decisivas para as comunidades locais e regionais e para o seu desenvolvimento e necessária participação cívica e democrática.