Esclarecimentos/Comunicações aos Sócios
“O primeiro-ministro e o ministro que tem a tutela da comunicação social, o Pedro Duarte, tiveram um momento de apresentação de um plano e é natural que, chegando às eleições, aquela que é a nossa vontade, e é também aquilo que plasmamos no programa eleitoral, é continuar a implementar este plano.”
“Este conjunto de trinta medidas [queremos continuar a executar todas] atenua alguns problemas, resolve algumas situações, moderniza, clarifica, dá mais apoios, torna a comunicação social, como um todo, mais resiliente.”
Duplicação do Porte Pago, Publicitação dos Fundos Europeus e das Autarquias: “O compromisso que [conseguimos cumprir até à dissolução da AR] com maior relevância financeira e que impactam mais a comunicação social local e regional: a questão da duplicação do porte e também a garantia de que os anúncios e a informação relativa aos fundos europeus passava a ser obrigatoriamente publicada também na imprensa local e regional.”
Publicitação das deliberações autárquicas, “que estava no Parlamento, até já numa fase bastante avançada de conclusão da especialidade”.
Atual regime de incentivos: “tentar tornar o regime de incentivos não só mais fácil, mas ao mesmo tempo também mais rápido, porque, como sabemos, ao longo dos últimos anos, demora bastante o tempo e os prazos muitas vezes não são cumpridos e, portanto, aquilo que queremos fazer é avaliar o regime de incentivos que existe e perceber como é que se pode melhorar.
Jornais Digitais: “as assinaturas bonificadas para todos os cidadãos” (o ministro Pedro Duarte tem assumido que a comparticipação será de 75% para a imprensa local e regional).
Tempos de antena das rádios: “permitir que as rádios locais possam transmitir os tempos de antena de todas as edições.”
Lusa: “reduzir em 75% os custos do serviço para a imprensa local e regional.”