O aumento da comparticipação no Incentivo à Leitura era reivindicação da ANIR

Esclarecimentos/Comunicações aos Sócios

O governo aprovou no Conselho de Ministros de ontem, segunda-feira, 10, a duplicação do Incentivo à Leitura. Esta duplicação no Porte Pago estava prevista no Plano para os Média apresentado pelo governo.

Foi em 4 de outubro, em Oliveira de Azeméis, que cerca de uma centena de jornais locais e regionais do Minho ao Algarve se encontraram com o ministro com a tutela da Comunicação Social Pedro Duarte, que ouviu os representantes dos jornais, sobre a realidade de cada um e das prioridades para o setor.

 

Pedro Duarte admitiu que foi muito importante esse encontro, onde pessoalmente confirmou que a imprensa local e regional era um elo forte que ligava o país, e veio a inscrever no Plano que mais tarde apresentou medidas ali expostas como fundamentais para a revitalização e sustentabilidade da imprensa de proximidade.

O aumento da comparticipação no Incentivo à Leitura era reivindicação da ANIR, que a vê como fundamental para os jornais impressos, ainda o único acesso à informação de uma boa parte dos cidadãos, sobretudo nas zonas menos urbanas.

 

O APOIO ÀS ASSINATURAS DIGITAIS ESTÁ NA MESA

O plano de apoio para os jornais digitais, de comparticipação de 50 por cento no valor da assinatura, estará pendente de uma questão técnica. Fonte bem informada disse à ANIR que está nas prioridades, não descurando a possibilidade de ainda poder ser aprovada por este governo, nomeadamente atendendo a que será consensual.

 

Perante uma centena de jornais que reuniram com o ministro Pedro Duarte a 4 de outubro passado em Oliveira de Azeméis, o membro do governo com a tutela da CS admitiu que as sugestões dos presentes contribuíram muito para inscrever no Plano para os Média as medidas apresentadas.

 

Partilhar nas redes sociais