Audiências/Encontros/Congressos
Presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) e diretor do Correio de Azeméis, Eduardo Costa, deixou o alerta ao ministro Pedro Duarte
Eduardo Costa, presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) e diretor do Correio de Azeméis, começou por reconhecer o trabalho importante que a ANIR tem feito na defesa da imprensa regional.
“Temos sido parceiros da tutela para soluções razoáveis. Muito conhecedores da realidade e rica diversidade da nossa querida imprensa de proximidade, sobretudo dos que se encontram mais distantes dos grandes centros urbanos.”
Prosseguindo no seu discurso o mesmo deixou um alerta onde já “ são cerca de 60 municípios que não dispõem de órgão de Comunicação Social credível. Serão centena e meia, segundo recente estudo da ERC”, e, ainda de acordo com este estudo, é revelada “também uma preocupante realidade: já não há jornais impressos a fazer a cobertura noticiosa frequente em 182 concelhos de Portugal (59%). Temos que reverter esta situação que afeta diretamente a democracia, senhor Ministro!”, apelou.
“Merecemos e estamos dispostos a muito mais do que sobreviver: queremos ser sustentáveis e crescer, para melhor podermos cumprir o nosso dever. Acreditamos e estamos com uma enorme esperança que finalmente vamos ter apoios públicos justos, que garantam a sustentabilidade, crescente profissionalização e crescimento saudável”, concluiu.
Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, esteve ladeado pelos membros dos corpos sociais da ANIR. No uso da palavra, o presidente da Direção Eduardo Costa (Correio de Azeméis)