Esclarecimentos/Comunicações aos Sócios Anir
Foto Algarve Vivo | DR
Assim era conhecido entre nós o nosso estimado colega HÉLDER NUNES do Algarve, fundador do prestigiado semanário Barlavento e que dedicou a sua vida a servir e a lutar pela causa da imprensa regional.
Deixou-nos no passado dia 23 de dezembro de 2024. Tinha 75 anos.
Lutamos juntos deste os anos 80 para dar dignidade e assegurar o crescimento dos nossos jornais.
O Hélder era o companheiro de causa que qualquer um gostava de ter. Sempre com firmeza de ideias, mas sempre com muita lealdade e sobretudo inquebrável amizade. Com ele sabíamos que tínhamos sempre um amigo a defender-nos e a defender com tenacidade o que decidíamos.
Encontrávamo-nos em Lisboa quase todos os meses, percorremos uma parte do país, a nossas expensas e sempre com o mesmo espírito de impor a importância para o país, para a democracia e para as nossas comunidades o que denominávamos, com razão, como o ‘parente pobre’ da imprensa.
Foi o promotor de importantes encontros de Imprensa Regional no Algarve.
O Hélder acreditava e lutava por nós. Acreditava na Imprensa de proximidade e estava sempre presente para defender e impor a nossa força.
Fomos conquistando o nosso caminho muito com a a sua sempre disponível é indiscutível solidariedade, animava-nos a prosseguir o caminho que era difícil.
A comunicação social regional e local deve muito a HÉLDER NUNES.
Obrigado amigo Hélder por teres sido nosso dedicado amigo, pelo que nos ensinaste com o teu exemplo.
Parte em paz. O teu exemplo fica em nós, que nos empenhamos em honrar. As condolências de um irmão de armas.
EDUARDO COSTA, presidente da Direção da ANIR
Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Hélder Nunes
“É com pesar que o Município de São Brás de Alportel presta homenagem à memória de Hélder Nunes, um ícone do jornalismo regional e fundador do jornal Barlavento.
Aos 75 anos, partiu um dos notáveis profissionais da história da comunicação social regional algarvia, fundador do jornal Barlavento e uma figura de referência na transformação da imprensa regional, à qual dedicou 40 anos de inestimável serviço.
Hélder Nunes foi um pioneiro e visionário. O sonho de ser jornalista começou bem cedo, aos 15 anos. Sonhava ser jornalista e construir um veículo de comunicação que trouxesse as notícias da proximidade, servindo a comunidade e dando voz às suas preocupações e conquistas.
O sonho concretizou-se e foi responsável por criar e dirigir o jornal Barlavento, lançado a 26 de abril de 1975, um dos jornais regionais portugueses de referência.
Com coragem e dedicação, Hélder dedicou-se um jornalismo incisivo, muitas vezes inovador, sempre comprometido com a verdade e a transparência. Respeitado no meio político algarvia e não só, foi um exemplo de independência e deontologia para várias gerações de jornalistas.
Além do jornalismo escrito, Hélder Nunes também deixou a sua marca na rádio, onde, com a mesma paixão, acreditou na importância da informação local e da ligação direta às pessoas. A sua trajetória profissional é um testemunho de entrega, resiliência e amor pela profissão.
Neste momento de luto, o Município de São Brás de Alportel manifesta as mais sentidas condolências à família, amigos e colegas de profissão de Hélder Nunes. Que o seu legado continue a inspirar novas gerações e que a sua memória seja uma luz para todos aqueles que, como ele, acreditam no poder transformador da informação e na força da proximidade.”