Encontro debate o futuro da imprensa regional: Braga acolhe reflexão sobre desafios do setor

Esclarecimentos/Comunicações aos Sócios

Imprensa local e regional debate sustentabilidade, desinformação e políticas públicas para fortalecer o jornalismo de proximidade em Portugal

(in Postal do Algarve, atualizado com autorização do autor)

A Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR), considerada a mais representativa da imprensa de proximidade, tanto em formato impresso como digital, vai realizar um importante encontro neste fim de semana, próximos dias 15 e 16 de março de 2025, na cidade de Braga. O encontro reunirá, no Centro Juventude de Braga, representantes do setor da comunicação social, autoridades governamentais e especialistas para debater a revitalização e sustentabilidade da imprensa de proximidade, tanto impressa como digital.

 

50 anos a servir a Democracia: O reconhecimento público

Um dos momentos marcantes será o reconhecimento púbico aos jornais que desempenham um papel fundamental na defesa da liberdade de expressão e na promoção do jornalismo de proximidade. Será igualmente atribuído um prémio pecuniário pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

O programa do evento prevê uma série de intervenções e painéis de discussão que abordam questões cruciais para o futuro da comunicação social local. O encontro visa promover um espaço de diálogo e reflexão sobre o papel da imprensa regional na construção de um Portugal democrático e na luta contra a desinformação.

Acontece num momento de incerteza política e assume assim uma redobrada importância.

Estarão presentes representantes de praticamente todos os grupos Parlamentares e personalidades sensíveis à CS, conotadas com diferentes quadrantes políticos.

A sessão de abertura contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e de Eduardo Costa, presidente da ANIR.

 

Imprensa, Revolução e Democracia será o tema da intervenção da Comissária Executiva das Comemorações 50 Anos 25 Abril Maria Inácia Rezola e do docente Carlos Camponês.

 

Políticas públicas para a revitalização e sustentabilidade

Um dos momentos centrais do primeiro dia do encontro será a intervenção do secretário de Estado com a tutela da Comunicação Social, Carlos Abreu Amorim, que apresentará a visão do Governo sobre as políticas públicas destinadas à revitalização do setor. O painel discutirá soluções para mitigar o fenómeno do ‘deserto de notícias’, que afeta mais de 60 concelhos do país sem jornal ativo, com uma preocupante maioria sem jornal impresso.

 

A Regulação

Seguir-se-á a intervenção da presidente do Conselho Regulador da ERC, Helena Sousa, que falará sobre a regulação dos órgãos de Comunicação Social locais e regionais.

 

Combate à desinformação e valorização da imprensa regional

Outro tema em destaque será o contributo da comunicação social local e regional na luta contra a desinformação e as fake news. A análise de Alberto Arons de Carvalho e de Luís Marques Mendes, ex-secretários de Estado da Comunicação Social, que abordarão o impacto negativo e preocupante da ausência de jornais locais na

pluralidade da informação.

 

A visão do Parlamento

Um painel que contará com a presença de representantes dos grupos parlamentares com assento na Assembleia da República pretende proporcionar uma visão alargada sobre o que os partidos políticos consideram ser o futuro da comunicação social local e regional e quais as medidas de apoio ao setor.

 

A opinião de ex-autarcas

Além disso, ex-presidentes de câmaras municipais, Paulo Cunha (Famalicão e atual deputado no Parlamento Europeu) e Isilda Gomes  (Portimão e atual deputada no  Parlamento Europeu), irão partilhar a sua visão sobre a importância da imprensa local e regional no contexto da governação municipal.

 

Apresentação #Portugal MediaLab

Por fim, será apresentada, pela primeira vez publicamente, a Estrutura de Missão #Portugal MédiaLab, um organismo criado pelo governo que funciona na dependência da Presidência do Conselho de Ministros, focado na revisão dos incentivos públicos para a comunicação social local e regional, que será explicada pelo seu diretor rgio Gomes da Silva. A sessão permitirá aos participantes contribuírem com ideias e sugestões para um modelo mais eficaz de apoio ao jornalismo de proximidade.

 

Uma imprensa forte e independente

O evento, que terá lugar num momento em que a imprensa local e regional enfrenta desafios como a concorrência das plataformas digitais e a necessidade de adaptação a novos públicos, reflete o compromisso da ANIR em promover o diálogo entre os seus associados e as entidades públicas.

A escolha de Braga (Capital Portuguesa da Cultura 2025) como cidade anfitriã não é casual: o município tem-se destacado pelo dinamismo cultural e económico, sendo um exemplo de como as dinâmicas locais podem beneficiar de uma imprensa forte e independente.

Cerca de uma centena de jornais de várias regiões do país, do Minho ao Algarve, deslocaram-se a Oliveira de Azeméis, no passado dia 4 de outubro de 2024, para um encontro com a tutela do ministro Pedro Duarte, reconhecer e ouvir a imprensa regional e local | Este reconheceu que este Encontro ajudou a definir os apoios no Plano para os Média apresentado pelo governo no passado mês de outubro

 

Partilhar nas redes sociais